CO2 é transformado em pedra

CO2 vira pedra em apenas dois anos

Imagine transformar o dióxido de carbono (CO2) presente na atmosfera em pedra? Incrível e maravilhoso, não é? Esta tecnologia já existe e está sendo testada na Islândia. Considerando que o CO2 é um dos principais gases causadores do efeito estufa e, consequentemente, do aquecimento global, uma descoberta como esta pode ajudar na reversão deste cenário tão perigoso para o Planeta.

O projeto CarbFix captura e armazena o carbono, o que já vem sendo feito em alguns lugares do mundo, como no Canadá, por exemplo. A diferença é que, segundo artigo publicado pela revista Science, os cientistas verificaram a transformação do carbono em pedra em apenas dois anos, um tempo considerado extremamente curto para os padrões conhecidos. Esse novo processo apresenta resultados permanentes e não paliativos ou suscetíveis a algum acidente. No método existente até então, o CO2 era injetado em forma gasosa ou líquida no subsolo, gerando o risco de escapar para o meio ambiente e demandando a necessidade de um monitoramento constante por até séculos.

A CarbFix dissolveu o CO2 em água, aplicando-o em rochas vulcânicas, chamadas basálticas, que possuem cálcio, magnésio e ferro, substâncias que reagem com o carbono. E, segundo a iniciativa, essas rochas são encontradas em várias regiões do mundo, compondo os solos dos oceanos, por exemplo. Somando essa característica ao fato de o processo de conversão em pedra ser relativamente rápido e demandar menos monitoramento e menos investimentos, essa descoberta abre caminho para a replicação da tecnologia em uma escala global.

Mais uma opção está sendo apresentada. Agora a bola está com os governos e com a iniciativa privada.

(Foto:Pixabay)


 

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

2 opiniões sobre “CO2 vira pedra em apenas dois anos”

  1. Aw, this was a really nice post. In thought I wish to put in writing like this additionally – taking time and precise effort to make an excellent article… but what can I say… I procrastinate alot and certainly not appear to get something done.

  2. What¦s Taking place i’m new to this, I stumbled upon this I have discovered It positively helpful and it has aided me out loads. I hope to contribute & help other customers like its aided me. Great job.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *