Indignação que gera ação

Indignação que gera ação

Muitas vezes os bons sentimentos e as atitudes mais nobres e inspiradoras surgem em momentos adversos, após algum trauma ou acontecimento ruim. Nestes últimos dias, o ato insensato de Donald Trump, um ser humano com visão limitada sobre o que é ser humano, no sentido mais amplo da palavra, motivou a união, o engajamento e a ação. Vejam que o presidente chegou a justificar que as metas de redução previstas para o país seriam uma forma de prejudicar a competitividade norte-americana. Ou seja, o aquecimento global, um fato, para Trump é uma invenção para acabar com os Estados Unidos. O que podemos esperar de uma pessoa com esta mentalidade?? E pior, a pessoa em questão lidera uma das nações mais poluidoras do mundo.

Após Donald Trump anunciar sua intenção de retirar os Estados Unidos do Acordo de Paris, no qual 196 nações se comprometeram a diminuir suas emissões para conter os efeitos do aquecimento global, diversos agentes se posicionaram enfaticamente sobre o tema. A União Europeia e a China reforçaram sua participação no Acordo e prometeram liderar esse processo. Ao mesmo tempo, nos Estados Unidos, governadores indicaram que continuarão trabalhando para que a meta de redução das emissões seja cumprida em seus respectivos estados. Além disso, grandes grupos norte-americanos, tais como GE, Microsoft, Google, Apple, Coca-Cola, entre outros, também ratificaram o compromisso com o clima e se posicionaram contra a decisão do presidente do país.

Estas manifestações mostram que é possível encarar um problema de frente  e ter uma atitude positiva diante dele. A ação individual somada a várias outras ações individuais podem impactar e transformar o todo. Mais do que nunca precisamos assumir o nosso papel como cidadãos que buscam ainda um futuro para o Planeta – enquanto é tempo. Vamos fazer o que está ao nosso alcance: consumir menos, reaproveitar, utilizar conscientemente insumos como água e energia e ensinar esses comportamentos para nossos filhos e família. Não só neste Dia Mundial do Meio Ambiente,  mas na nossa rotina diária,  esta pode ser uma boa forma de manifestação, se você, como eu, ficou ficou indignado com a atitude de Trump. Assim protestamos ativamente, não só com palavras, mas fazendo algo de efetivo para o nosso Planeta.

Imagem: Pixabay


 

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

5 opiniões sobre “Indignação que gera ação”

  1. Não só de batalhas homéricas vivemos, mas também da luta cotidiana. Consciência e compromisso, começando com o que está ao nosso alcance.
    E vamo que vamo, rsrs.

  2. There are some attention-grabbing cut-off dates on this article however I don抰 know if I see all of them center to heart. There may be some validity but I’ll take maintain opinion till I look into it further. Good article , thanks and we wish more! Added to FeedBurner as well

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *