gasolina

Conheça os carros mais econômicos e menos poluentes

Recentemente, escrevi sobre o uso de automóveis e o projeto que prevê a liberação da venda de carros de passeio movidos a diesel no Brasil (post Carros a Diesel no Brasil…). Volto a abordar o assunto, pois o Inmetro acaba de divulgar o ranking 2016 do Programa de Etiquetagem da categoria, que lista os carros mais econômicos e aponta o nível de emissão de poluentes, e a boa notícia é que o levantamento traz informações de 90% da frota comercializada no Brasil. Para atender às exigências do programa federal Inovar-Auto, em 2017, todos os modelos vendidos no país devem ser avaliados pelo Inmetro.

Consulte aqui o ranking na íntegra. Não tenho a intenção de divulgar modelos e estimular a compra, mas acredito que a eficiência energética e a capacidade poluidora devem ser consideradas no momento da escolha.  Para se ter uma ideia, os veículos mais limpos emitem, em média, 100 g/km de CO2 e os menos, 300 g/km de CO2. Uma baita diferença. Para facilitar a consulta, separei os modelos melhor avaliados, que receberam nota AA.

Micro compactos: New QQ 1.0 e 1.0 Act (Chery); MOBI Easy (Fiat); e Fortwo 71 cv, 84 cv Cabrio e 84 CV Coupé (Smart).

Sub compactos: Novo Uno Evolution (Fiat); Palio Fire Evo (Fiat); e toda a linha UP (Volkswagen).

Compactos: KA SE e SLE 1.0 (Ford); FIT DX, LX, EX e EXL, todos CVT (Honda); HB20 Confort, Plus e Style 1.0 (Hyundai); toda a linha New March (Nissan); 208 Active MT, Act Pack MT e Allure Pack MT 1.2 (Peugeot); 208 Sport MT e Allure AT 1.6 (Peugeot); Sandero Authentique e Expression 1.0 (Renault); Etios Hatchback X 1.3 M-6, XS 1.5 M-6,  XLS 1.5 M-6, Platinum 1.5 M-6 e Cross 1.5 M-6 (Toyota); Novo Gol Trendline e  Comfortline 1.0 (Volkswagen); e Novo Fox BlueMotion 1.0 (Volkswagen).

Médios: A1 Sportback Attraction 1.4 (Audi); KA+ 4 portas SE e SEL 1.0 (Ford); toda a linha City (Honda); HB20S Plus e Style 1.0 (Hyndai); CT200H  e CT200H F Sport 1.8 (Lexus); toda a linha New Versa (Nissan); toda a linha Etios Sedã e Prius (Toyota); e Novo Voyage Trendline e  Comfortline 1.0 (Volkswagen).

Extra grandes: Fusion Hybrid 2.0 (Ford).


 

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /var/www/html/fearimura.blog-dominiotemporario.com.br/web/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 405

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *